quarta-feira, 22 de outubro de 2008

“Governo autoriza BB e Caixa a estatizar bancos em dificuldades”



“Essa medida já foi adotada pelo governo dos EUA frente à crise.
Mantega e Meirelles vão explicar MP ainda nesta quarta-feira.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

O governo federal publicou nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória 443, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar participação de instituições financeiras em dificuldades. Ou seja, a estatizar instituições privadas.
A MP é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros da Fazenda, Guido Manteda, do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Essa já é a segunda medida adotada pelo governo federal para dar apoio a instituições financeiras em dificuldades. A primeira foi a MP 442, que autoriza o Banco Central a comprar a carteira de crédito de instituições financeiras com problemas de caixa.

Detalhes da MP 443

Já a MP 443, divulgada nesta quarta-feira, informa ainda que o BB e a Caixa, os dois principais bancos públicos do país, poderão fazer este tipo de operação diretamente ou por intermédio de suas subsidiárias. As instituições que poderão ser comprados são públicas ou privadas. A autorização inclui ainda empresas do ramo de seguro, previdência e capitalização, entre outros. Nos processos, será dispensada a licitação.

"A realização dos negócios jurídicos mencionados [compra de participações de outros bancos] poderá ocorrer por meio de incorporação societária, incorporação de ações, aquisição e alienação de controle acionário, bem como qualquer outra forma de aquisição de ações ou participações societárias previstas em lei", informa o texto da MP.

Para efetuar essa compra, o BB e a Caixa poderão contratar empresas avaliadoras especializadas, informa o texto da MP, por meio de processo de consulta de preço, sempre observada a compatilidade com o mercado.

Banco de investimento

A Caixa Econômica Federal fica autorizada ainda, segundo a MP 443, a criar um banco de investimentos, sendo subsdiária integral da instituição financeira - cujo controlador é o governo federal. O objetivo da medida, segundo o texto da MP, seria o de "explorar atividades de banco de investimento, participações e demais operações previstas na legislação aplicável".

Operações de swap

O Banco Central, segundo a MP divulgada nesta quarta-feira, fica autorizado a realizar operações de swap de moedas com bancos centrais de outros países, nos limites e condições que serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) - formado por Mantega, Meirelles e Paulo Bernardo. Este tipo de operação já foi realizado pelo Federal Reserve (O BC norte-americano) com bancos centrais de outros países.”
Globo de Hoje

Estamos voltando para antes da era do Fernando Henrique. Ele privatizou 70 estatais - entre elas, a própria Vale, o Banerj, o Banespa e a Telebras, agora estamos caminhando pelo caminho exatamente contrário graças à nova crise Mundial.
A privatização, por exemplo da Vale só trouxe benefícios para a economia brasileira. Antes da privatização, a Vale estava quebrada, praticamente falida. Hoje privatizada, a CVRD, construiu e opera a estrada de ferro Carajás, que liga a Amazônia ao Maranhão, controla a exploração de bauxita na região da Amazônia e muito mais...
Pergunte aos antes clientes do Banespa e agora clientes do Santander se eles têm qualquer tipo de saudades de quando o Banco era estatal...
Já calcularam quanto a iniciativa privada investiu na Vale, e compararam com o quanto o Governo Federal investia, ou mesmo quanto investe na Petrobras? Já calcularam o aumento da arrecadação de impostos da Vale, e de sua importância no cenário mundial? Já compararam o quanto a Vale cresceu nas mãos da iniciativa privada e o quanto a Petrobrás cresce nas mãos do Governo?
A iniciativa privada exige trabalho, dedicação, seriedade. Na iniciativa privada, ou você entrega o serviço que vendeu, ou vai vender seu serviço em outro lugar.
A Petrobras está valorizando suas ações a cada dia baseada em poços de petróleo que estão sendo descobertos. Se esses poços não forem explorados, alguém aqui acha que a valorização vai durar para sempre? E alguém aqui acha que o Governo, sem apoio da iniciativa privada, vai investir sozinho nessa exploração?
Se alguém tiver alguma solução melhor do que a estatização de nossas empresas avise ao nosso Digníssimo Presidente, pois senão tudo voltará... cabides de empregos... não fazer nada para receber muito (parece com o congresso nacional?)... Nepotismo... Ishi...
Mas, você pode dizer: “Já está assim agora! Qual a diferença?” E eu lhe digo: Estamos em uma Crise Global.
Alexandre Sampaio

Nenhum comentário:

Defendendo a Humanidade - Pesquise

Pesquisa personalizada

Leia ouvindo Música


Grandes Mandamentos de Jesus O Messias

Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de todas as suas forças. Este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30

O segundo é: Que vos ameis uns aos outros como eu (Jesus O Messias) vos amei. João 15:12