quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presidente Americano ou Papai Noel?

Barack Obama. Senador, Novo Presidente Norte-Americano e Papai Noel. Obama ainda nem havia sido eleito oficialmente e nosso Presidente, Lula, já tinha pedido seu presente, quer que o embargo à Cuba seja quebrado.

A Oposição da Guiné Equatorial acha que Obama é a esperança para países africanos.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, diz a Obama: "O assunto de Taiwan é o mais sensível para o desenvolvimento das relações bilaterais. Confiamos em que os Estados Unidos farão essa gestão convenientemente e aceitarão o princípio de uma só China" e pede encarecidamente: "O Governo chinês sempre se opôs à venda de armas dos Estados Unidos a Taiwan. Esta política não mudará e pedimos que os Estados Unidos se oponham à independência de Taiwan e parem de vender armamento" e o Porta-voz Chinês Qin Gang finaliza pedindo ao Papai Obama que não ceda às tentações protecionistas: "Esperamos que a política de livre comércio continue sendo respeitada. Devemos evitar o protecionismo comercial, que não é bom para nenhuma das partes".

O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, apresentará ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, um documento no qual o bloco europeu propõe o relançamento da associação transatlântica. Segundo Kouchner, o objetivo da nova relação da UE com os Estados Unidos consiste em reconstruir a situação para que o mundo não esteja centrado "em um só país". Kouchner disse então que "também não se trata de dar lições aos Estados Unidos, mas de um sopro de valor agregado a objetivos comuns".

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse hoje acreditar que a política externa dos Estados Unidos será "menos imperialista" no Governo do democrata Barack Obama. "Acho que a política externa americana será mais moderada, mais humana, menos imperialista; acho que haverá maior atenção à América Latina, mas também não acredito que teremos mudanças profundas", assinalou Correa.

O presidente do Panamá, Martín Torrijos, enviou hoje uma "calorosa felicitação" ao recém-eleito presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama. Além disso, manifestou-lhe a esperança de que a vitória do americano nas eleições de ontem "impulsione" as relações dos EUA com a América Latina, informou a secretaria de Comunicação do Panamá.

Uma reunião entre o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o líder eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, "vai acontecer muito mais rápido que as pessoas crêem", afirmou hoje o dirigente da Comissão de Política Externa da Assembléia Nacional, Roy Daza. Mais um pedido exótico ao Papai Obama.

As organizações hispânicas esperam que o próximo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aborde com prontidão assuntos importantes para esta parcela da população, como a reforma migratória, o sistema de saúde ou o emprego, e que isso se reflita nas nomeações de sua Administração. Os desejos na saída dos colégios eleitorais se repetiam, independentemente do país de origem: uma reforma migratória que interrompa as deportações, mais empregos, o fim da guerra, melhoras ao sistema de saúde e ao de educação, cobertura médica para todos e mais ajuda aos idosos. A organização lembrou que, agora mais que nunca, continua urgente "a necessidade de uma reforma migratória justa e humana" e que espera trabalhar com a Administração Obama e o novo Congresso para obter uma legislação que reconheça o trabalho duro e as contribuições dos imigrantes à nação.

O governo cubano saudou a vitória do democrata Barack Obama e disse que um eventual alívio do embargo será bem-vindo, embora tenha advertido que está preparado para que tudo continue na mesma, segundo uma breve declaração da ministra de Investimento Estrangeiro, Marta Lomas. "Se Obama fizer alguma ação para suavizar o bloqueio, bem-vinda seja, e claro que vai nos ajudar, mas nós estamos preparados para que as condições continuem iguais", declarou Lomas a jornalistas em uma feira comercial. Marta Lornas possui um pedido mais humilde que o Presidente Lula.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que "o mundo deu a volta" com o triunfo do democrata Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos. "Não sei o que está acontecendo no mundo (...). Na Bolívia, um índio presidente; Nos Estados Unidos, um negro presidente. O mundo deu a volta", disse Morales durante um ato no qual declarou livre de analfabetismo a cidade de La Paz.

Obama ainda possui os pedidos Norte-Americanos, oportunidades e desafios que poucos presidentes americanos tiveram: salvar a economia, terminar duas guerras, reformar o sistema de saúde publica, o imposto de renda, reconstruir a infra-estrutura do país, a imagem americana no mundo e escrever o último capítulo da história do racismo nos Estados Unidos.

Pois é... Yes, We Can... Nós Temos Papai Obama...




Nenhum comentário:

Defendendo a Humanidade - Pesquise

Pesquisa personalizada

Leia ouvindo Música


Grandes Mandamentos de Jesus O Messias

Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de todas as suas forças. Este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30

O segundo é: Que vos ameis uns aos outros como eu (Jesus O Messias) vos amei. João 15:12