Segundo 'The Globe and Mail', Kevin Fetter descobriu rota acidentalmente.
X-37B está a 410 km da Terra e faz órbita do planeta a cada 90 minutos.
Flagrante - X-37B dá volta completa em torno da Terra a cada 1 hora e meia (Foto: Flying Jenny / Flickr - Creative Commons, a-nc-sa 2.0 genérico)
Um astrônomo amador canadense descobriu a órbita de um projeto secreto das Forças Armadas americanas, o veículo de teste orbital (OTV, na sigla em inglês) X-37B, lançado no dia 22 de abril. Nave faz parte do programa militar americano, e
detalhes sobre o teste são (ou deveriam ser)
sigilosos (Foto: Força Aérea dos EUA via
France Presse - 04-04-2010)
Segundo a imprensa local, Kevin Fetter descobriu a rota do aparelho de forma acidental, enquanto analisava o espaço com seu telescópio para encontrar satélites fora de serviço.detalhes sobre o teste são (ou deveriam ser)
sigilosos (Foto: Força Aérea dos EUA via
France Presse - 04-04-2010)
O telescópio de Fetter, que faz parte do grupo de astrônomos amadores Heavens-Above, captou durante alguns segundos o voo do X-37B, nave de 5,5 toneladas colocada em órbita pelas Forças Armadas dos Estados Unidos sem que sua função tenha sido anunciada.
"Vi por sorte, porque estava apontando para a área certa do céu", disse Fetter ao jornal canadense "The Globe and Mail".
A descoberta de Fetter revela que o X-37B orbita a 410 quilômetros da Terra e que completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário